Ferramentas e recursos para facilitar o cumprimento do Código Florestal

As Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) são títulos que representam a área de vegetação nativa existente ou em recuperação nas propriedades rurais, excedente à área mínima exigida por lei. O Código Florestal Brasileiro exige que todas as propriedades rurais mantenham uma porcentagem da área com cobertura de vegetação nativa, denominada Reserva Legal. A Reserva Legal pode variar entre 20% a 80% da propriedade, no mínimo, conforme o bioma e a região em que se localize o imóvel.  Cada CRA corresponde a 1 hectare de vegetação nativa excedente e pode ser usada para compensar o déficit de área de Reserva Legal em imóveis que tenham menos vegetação do que a lei determina.

Biofilica

Ofertantes ou demandantes de Reserva Legal podem preencher um formulário no site da Biofílica. Esta une oferta à demanda de Reserva Legal, auxilia no controle e gestão de pagamentos e recebimentos, administração dos contratos e cuida da regularização ambiental da propriedade acompanhando projeto técnico junto ao órgão ambiental competente.

BVRio

A Bolsa de Valores Ambientais BVRio opera uma plataforma de Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) destinada a compradores e vendedores. O usuário preenche uma ficha com o seu interesse de compra/venda de Cotas de Reserva Ambiental ou área em Unidade de Conservação que são listadas na plataforma e recebe ofertas de acordo com seu perfil.