Ferramentas e recursos para facilitar o cumprimento do Código Florestal

As ferramentas de monitoramento permitem de analisar o grau de cumprimento do Código Florestal por fornecedores diretos. Estas são úteis para fazer o monitoramento da produção e o rastreamento do produto até a chegada ao consumidor final. São úteis também para incentivar as empresas a definir seus planos de ação e de engajamento com fornecedores, considerando o grau de atendimento ao Código Florestal.

Aliança da Terra

A Plataforma Produzindo Certo permite ao produtor rural informar detalhes dos perfis ambiental, social e produtivo de sua propriedade de acordo com o diagnóstico realizado pela Aliança da Terra. A plataforma fornece um mapa visual de todas as propriedades parceiras no Brasil.

CDP

O CDP é uma plataforma internacional de disclosure em informações corporativas e possui o objetivo de compreender a gestão de riscos atrelados ao desmatamento. Sua nova versão para cadeias de fornecimento (Program Supply Chain – Forest) pergunta, especificamente, se a empresa está atenta ao cumprimento do Código Florestal, nas suas operações próprias, na de seus fornecedores, e quais indicadores de comprimento são monitorados.

Forest 500

Através da lista da Forest 500 pode-se identificar as companhias, instituições financeiras e governos mais influentes na corrida para uma economia global livre de desmatamento e que cumprem com o Código Florestal. A classificação faz-se com pontos de 0 a 5 e é baseada nas políticas de desmatamento de cada instituição.

O quadro de resultados (scorecard) Forest 500 da Plataforma do Código Florestal classifica 76 empresas de varejo que fornecem commodities produzidas no Brasil para suas cadeias de produção. O objetivo do scorecard é ajudar os usuários a identificar se essas empresas cumprem o Código Florestal Brasileiro e outros critérios de legalidade e sustentabilidade.

Global Coffee Platform

A plataforma nacional da GCP é reservada a membros. A plataforma oferece a representantes dos sectores privado e publico, um espaço para criar um plano de implementação estratégico comum, em acordo com o Código Florestal.

Global Forest Watch

Global Forest Watch fornece um mapa visual das iniciativas que colaboram com os compromissos de desmatamento zero.

TRASE

A plataforma TRASE fornece um mapeamento de toda a cadeia de custódia de commodities e das empresas que têm ou não metas de desmatamento zero. O mapa permite ao usuário de descobrir se uma empresa é ou não responsável por desmatamento. Para o Brasil, são mapeados soja e gado.