Ferramentas e recursos para facilitar o cumprimento do Código Florestal

Empresas, investidores, governos e sociedade civil têm diversas iniciativas para promover a sustentabilidade das cadeias de suprimento de commodities. Os compromissos cobrem elementos como o fim do desmatamento, a preservação da biodiversidade, o respeito aos direitos humanos e o combate às mudanças climáticas. A implementação dos compromissos ocorre de diversas formas, incluindo a edição de leis, iniciativas do setor produtivo, de organizações da sociedade civil ou por meio de certificações voluntárias.

As ferramentas aqui apresentadas mapeiam uma série de iniciativas que buscam colaborar com a implementação do Código Florestal e de compromissos de desmatamento zero.

Consumer Goods Forum

O Consumer Goods Forum é uma rede global que reúne algumas das maiores empresas do mundo. Recomenda a exclusão da compra de soja produzida em terras ilegalmente desmatadas e que as empresas somente comprem soja com certificações que garantam a produção de acordo com o Código Florestal.

Sojaplus

O Sojaplus é um programa de gestão transparente e participativo da propriedade rural, em âmbito nacional, para atender às demandas de mercado por produtos sustentáveis. O apoio para a regularização ambiental ocorre via oficinas para desenvolvimento de capacidades e orientação aos produtores. Sojaplus fornece um mapa visual dos estados que participam no programa.'

Supply Change

Supply Change é uma plataforma de recolha de dados e estabelecimento de perfis, que localiza os compromissos e os progressos de organismos do sector publico e privado em direção à eliminação do desmatamento causado por: palma, soja, madeira e gado. Os usuários podem fazer uma pesquisa por setor e selecionar as empresas perfiladas por temas, como compromissos de commodities, metas de compromissos e políticas de aquisição.